sexta-feira, 20 de abril de 2012

Review; Need for Speed: The Run - Bom Single para um porco Multi !

Repostagem do antigo Blog: Me vi obrigado a escrever um Review sobre esse jogo após tanto ter criticado ele ao longo da existencia do blog. Motivo? O jogo superou minhas expectativas. Need for Speed: The Run tem a velha história clichê: correr para fugir dos malvados. No caso nosso protagonista, Jack, se endividou com a Mafia e surgiu a oportunidade de faturar 25 milhões de dólares em uma corrida que vai de San Francisco até New York. Além de pagar a Mafia e livrar seu nome, o cidadão ainda corre o risco de faturar a gostosa Sam (típico de NSF não?). Seria um típico Need se não fosse alguns detalhes:

O jogo é relativamente curto. Em umas 4 horas jogando já zerei ele. A animação do começo é bem legal, você acha que vai ter história envolvente durante o jogo mas não é bem assim. As animações de história se tornam ao desenrolar do jogo cada vez menos frequentes, e você acaba caindo apenas nos gameplays direto. O lado bom disso é que diferente do Hot Pursuit, The Run não fica repetindo o mesmo cenário e variação de pista 50 vezes. Você joga em cada cenário no máximo três vezes o que faz cada corrida ser única e por tabela não deixa o jogo monótono. Agora para não dizer que só se afasta do The Run, as pistas do deserto e de florestas são bem parecidas, além disso o jogo cultiva ainda as animações de destruição de veículos (e assim como HP elas mais atrapalham do que ajudam: muitas vezes após a animação você retoma o controle do carro praticamente de frente com outro veículo e a colisão torna-se inevitável).

Durante a jogatina temos: Corridas normais (basicamente do tipo: "ultrapasse 8 carros"), duelos com outros veículos, e fuga da Máfia (que mete bala no veículo!). Há sim, aquela explosão do gelo fica explicada no jogo: a pista estava fechada, iam limpar possíveis focos de avalanche. Nosso protagonista como ama a vida dele, obviamente ignora isso. O chato do jogo ficou por conta do reinicio automático no ultimo check-point quando você bate de frente ou sai da pista. O ruim desse sisteminha é que muitas vezes o jogo reinicia quando só vamos para o acostamento tentar ganhar um trechinho a menos. As vezes esse sistema se torna desagradável.

Em quisito carros: poucos para o Single Player. Chega a passar raiva! São 10 fases cada uma com umas 8 corridas, e até a fase 5 foram basicamente os mesmos carros para você escolher. Chato, poucas opções. A EA paga tantas licenças, segura carros para não liberar em outras franquias concorrentes, e fica miguelando por eles no jogo? Você precisa fazer os desafios e corridas no MP para liberar mais veículos. Como todo mundo começa pelo Single Player, você não verá grandes carrangas logo de cara. FAIL heim EA.

No multiplayer: você ve carros de lado, carros fora da pista, carros que derepente aparecem na sua frente. É.. para um jogo com singleplayer curto, é o multiplayer quem daria sobrevida ao jogo, mas por ser ruim e enjoar rápido, o jogo tem pouco a oferecer após as 4 horas de single.

Agora ficam as perguntas: de onde surgiu uma gostosa disposta a socar nosso amigo em uma corrida de 25 milhões de dólares? Quantos raios ele deve a Mafia? (afinal: a mafia gasta mais de 20 carros e munição infinita na tentativa de pegar nosso Jack), e principalemten: Cade as personalizações no single? Eita. Mesmo com tudo isso, devo admitir: comecei a jogar e não parei enquanto não terminei pelo menos o modo single! Viciante. Há e como não falei do multiplayer: graças ao marketing exagerado da EA, tem bastante gente jogando. Não muda muita coisa do que é o single, e por ter menos opções (como acessórios de guerra presente em Hot Pursuit uahau) acaba sendo mais chatinho, e você tem que ganhar na raça mesmo.

AudioCada cenário ganha uma música típica dele, bem bolado isso. Alguns carros (principalmente as Lambos) exibem lindos motores diferenciados entre cada modelo, porém outros menos famosos literalmente tem o velho som genérico. Como todos sabem eu jogo na versão Espanhola, as falas dos personagens são bem boladas, e o protagonista sabe fazer uma boa cara de safado quando vê uma bunda no jogo, com um som bem condizente com o momento.
1-2: WTF! Senti falta de barulho
3-4: Puts! Quase não percebi que tinha som
5-6: Indiferente
7-8: Legal, divertido -> NOTA 8
9-10: WTF! Musica animada, empolgante.

Acessibilidade
Menu simples, fácil acesso. Quando você inicia o jogo, diferente de outros Needs, você tem a opção de escolher o modo de dificuldade (fácil, normal, díficil e hard) o que é uma inovação. O menu também é auto explicativo, não é preciso ser expert para configurar o jogo. Só no começo que é meio dificil entender quais provas você deve de fato fazer e como repetir as provas que julgou mais legal. De positivo fica o menu do multiplayer que da uns bônus dependendo da fase, bem legal.
1-2: Confuso, dificil de jogar
3-4: Funciona, mas precisei de um tutorial antes
5-6: Normal, nada surpreendente, igual aos demais do gênero
7-8: Bonito e bem organizado, traz algumas inovações -> NOTA 8,5
9-10: LOL! Menu lindo, bem explicativo, intuitivo.

Jogabilidade
Aqui é o ponto polêmico. É igual Hot Pursuit? Não. É muito melhor? Não. É arcade? Sim. Ou seja, é um intermediário entre Hot Pursuit e o que seria bom para um arcade. O carro não vira algumas vezes, é um pouco duro, e os drifts são aquela maravilha: por vezes você não precisa nem usar o freio, basta virar o carro que ele já sai driftando na boa. Destaque só para o freio de mão, que diferente de Hot Pursuit, aqui no The Run ele realmente funciona. O carro faz curvas super fechadas quando se utiliza ele descento a montanha. Agora um dos problemas: o jogo tem um suporte de reinicio quando você comete alguns erros, por exemplo bater o carro. Problema é que ele também reinicia quando você sai da pista, e para quem é acostumado com outros needs, sabe que alguns trechos fora da pista servem para cortar caminho, e muitas vezes reinicia quando você tenta usar esses trechos. Além disso em boa parte dos cenários não temos mais as grades de proteção da pista, portanto não da para "usar o muro como freio", se você tentar fazer isso irá sair da pista e a corrida vai reiniciar do ultimo check-point.
1-2: Mas que merda é essa?
3-4: Ruins, demora para responder, botões confusos
5-6: Só ficou bom depois que configurei do meu jeito
7-8: Sentei, joguei, igual ao resto -> NOTA 8
9-10: Ótimas opções de configuração, super-acessível por default, as mãos dançam.

Gráficos
Vai plantar batata né EA. "O PC será recompensado com uma experiência única", lembram? Olha só nossa experiência única: não temos AA no jogo, e ainda por cima ele é travado a 30fps! Não vou ser tão crítico, os gráficos estão lindos, eu não esperava algo melhor afinal de contas Need for Speed tem como público um grande nicho e a EA não ia querer perder os consumidores com máquinas mais humildes, portanto dificilmente teria os mesmos gráficos de Battlefield 3. Mas daí a cortar AA e limitar frames chegou a ficar feio, com cara de port de console. Tudo bem, os mais céticos dirão que antigamente eramos menos exigentes, que a TV exibi em 28 frames, etc. Mas para o que a empresa prometeu trazer para o PC, ela não cumpriu.
Mas como eu disse, não que isso faça o jogo ter gráficos feios. Não percebi serrilhados (apesar de na internet várias pessoas se queixarem de), e os gráficos estão bem bonitos. Mesmo a cena da avalanche não pesa, o jogo aqui ficou o tempo todo com seus 30 fps. Destaque também para excelentes lugares turisticos: em San Francisco é possível ver a Golden Gate, em Las Vegas você passava pela Vegas Avenue com vários pontos famosos (a pirâmide é o Luxor Hotel, seguido pelo Excalibur Hotel ao lado, faltou no jogo o MGM Hotel, mas a placa Welcome to Las Vegas está lá presente), Chicago preserva bem a cidade subterrânea, você observa em vários momentos trens, que é o grande destaque, e NY nem se fala, vemos lá a Estátua da Liberdade. Em resumo: são tantas opções de cenários para você observar que acaba não se preocupando tanto em ficar olhando detalhezinhos de gráfico. Bem nostálgico. Não leva 10 em gráficos pois cagou mesmo na versão PC.
1-2: Aff! É Master System é?
3-4: Foi feito para um celular?
5-6: Medianos, riscos na imagem, quadrados, nada que impressione
7-8: Ótimos gráficos, compatíveis com jogos atuais
9-10: Excelentes gráficos! Inovação em alguns quisitos! Sem ter o que reclamar -> NOTA 9

DiversãoComo eu disse: instalei, joguei até zerar. Instalei ontem a noite, hoje estamos aqui próximos das 13h e já terminei o jogo. Ora, se um jogo me fez ir a fundo nele, ruim não deve ser, não? Um ou outro detalhe para te irritar, como sair da pista e reiniciar, mas tudo isso suportado. A história também assim como o cenário ajuda a desenvolver bem o game. Unico ruim foi o multiplayer, mas não chego a criticar a EA, esse nicho de jogo já está saturado, fica díficil inovar com algo novo. Eles tentaram inovar trazendo o menu de seleção de prêmios, algo já presente em NFS World. O problema é que o lag é extremamente bizarro! Você ve carros fora pista, ve carros andando de lado.. ve carros de tudo quanto é jeito. Em um jogo com singleplayer tão curto, o multiplayer é quem daria vida ao jogo, mas acabou sendo fail... Em resumo: acabou o single player? Acabou o jogo. O MP não irá te prender nele por muito tempo.
1-2: Ha.. não deu nem 5 minutos...
3-4: Ok ok, quem sabe no intervalo das aulas...
5-6: Intercala entre boas risadas e momentos de tédio
7-8: Opa! Joguei por um bom tempo -> 7.5
9-10: RAPAZ! Não consigo parar de jogar essa bagaça!!!

NOTA FINAL: 8,2

Vale a pena? O jogo certamente está bom e divertido. Qualquer comparação com versões antigas como Most Wanted não é bem vinda já que a proposta foi um pouco diferente. Agora é aquela história: pelo single player boas horas de diversão, o multiplayer não me agradou. Então fica ai a seu critério pagar hoje por um jogo de 5 horas de single player ou ficar na vontade esperando alguma promoção.

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